top of page

Valor do Tempo

Qual o valor do tempo afinal?


Embora o tempo seja o mesmo para todos nós, as respostas pra essa pergunta são diferentes para cada um.


Em todos os contextos da nossa vida, ouvimos frequentemente frases como: “Uau! O dia voou, hein?!” ou “Nossa, como esse ano passou rápido, eu nem vi passar!”, “Parece que foi ontem que completei 30 anos, já se passaram 10!”. Mas o que está acontecendo afinal?

O tempo está realmente passando diferente ou nossas atitudes no dia a dia é que precisam de cuidado?


Ano após ano, fazemos uma lista de objetivos, de metas para o ano seguinte. Janeiro é realmente um mês atípico! Somos milhares de indivíduos nos empenhando por uma ou duas semanas – salvo raras exceções. Nesse mês, por exemplo, a academia está abarrota de gente, mas não demora 30 dias para o número baixar.


O que acontece com o que planejamos? Quanto da nossa lista, efetivamente conseguimos realizar? Está realmente nos faltando tempo?


O nosso desempenho está intimamente ligado com a nossa INTENÇÃO CONSCIENTE, é nosso propósito por trás daquela meta que nos fará atingir nossos objetivos.


Sobre esse assunto, deixa eu perguntar: Quantas vezes tu te pegou conversando com alguém sem ter a menor ideia do que ela estava falando? Apenas balançando a cabeça positivamente... quantas vezes tu parou pra assistir um filme e minutos depois se descobriu no celular? Quantas vezes se comprometeu em estudar e precisou retomar a atenção, pois tua mente estava em outro lugar?

Pois é, nosso corpo está presente, mas e nossa mente?


Um levantamento de dados curioso realizado pelo Head e Professor Rodrigo Siqueira aponta que:

- Para cada 2 horas com a minha mente divagando, eu perco 60 horas no meu mês. Isso equivale a 45 dias no ano, um total de 1 mês e meio.

- Para cada 3 horas divagando, lá se foram 90 horas no meu mês, o que equivale 67,5 dias no ano, ou seja, pouco mais de 2 meses.

- A cada 4 horas com a minha mente dispersa, são 120 horas por mês, correspondendo a 90 dias no ano, um total de 3 meses.

- E a cada 5 horas, são 150 horas por mês, ou seja, 112,5 dias no ano, equivalente a quase 4 meses.


Quanto do nosso tempo estamos verdadeiramente presentes? Verdadeiramente conscientes de nossa intenção?


Por que eu faço o que faço? O que eu busco? Por que estou nesse relacionamento? Como eu posso beneficiar mais as pessoas ao meu redor? Saiba responder essas perguntas e terá mais clareza quanto as escolhas que deve fazer, quanto as atitudes e ações que deve tomar.


Momentos em distração são normais, mas também são momentos que não estão sendo valorosos pra gente. Quanto menos tempo passamos divagando, mais valor nosso tempo terá.


Tenha intenção consciente sobre o que realmente está construindo para sua vida. Entenda as coisas que são verdadeiramente importantes pra ti e decida com clareza, quanto do seu tempo irá efetivamente se dedicar a elas.

Lembre-se: Está nas nossas mãos viver uma vida com significado.

Texto: Fernanda Corso Dagnese

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Maldita Insuficiência.

A sensação de não ser bom o suficiente acompanha muitos de nós. Seja no trabalho, nos relacionamentos e até mesmo como pai, como mãe,...

Sobre romantizar sacrifícios...

Como não admirar o comprometimento de alguém que é sempre o primeiro a chegar no trabalho e o último a sair? Como não valorizar àqueles...

Komentarai


bottom of page